Pages in topic:   [1 2 3 4] >
Português de Portugal e do Brasil
Thread poster: Gabriela Frazao
Gabriela Frazao
Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Local time: 07:55
English to Portuguese
+ ...
Feb 12, 2002

Em Portugal, conheço muitos tradutores que, pelo facto de os membros do ProZ serem na sua maioria de origem brasileira, não têm interesse em participar ou aderir ao ProZ.

Em termos pessoais, e muitos são os colegas brasileiros que me conhecem e sabem disso, não sou totalmente contra. Mas, no entanto, reconheço que da ortografia à terminologia as diferenças são, por vezes, abismais.

Sugiro e coloco à discussão dos colegas, o seguinte: não seria útil que o ProZ de
... See more
Em Portugal, conheço muitos tradutores que, pelo facto de os membros do ProZ serem na sua maioria de origem brasileira, não têm interesse em participar ou aderir ao ProZ.

Em termos pessoais, e muitos são os colegas brasileiros que me conhecem e sabem disso, não sou totalmente contra. Mas, no entanto, reconheço que da ortografia à terminologia as diferenças são, por vezes, abismais.

Sugiro e coloco à discussão dos colegas, o seguinte: não seria útil que o ProZ desse a hipótese de escolher - discriminando o português (Portugal) ou Português (Brasil)? Isto não prejudicaria nem uns nem outros.

É de toda a justiça deixar aqui uma palavra de apreço aos colegas brasileiros que já me ajudaram e muito, e que certamente vão compreender o meu ponto de vista.



[ This Message was edited by: on 2002-02-12 22:38 ]

[ This Message was edited by: on 2002-02-12 22:41 ]

[ This Message was edited by: on 2002-02-12 22:44 ]
Collapse


 
Isabel Fernandes
Isabel Fernandes
French to Portuguese
+ ...
Concordo com a sugestão Feb 12, 2002

Sem menosprezar de modo algum a ajuda preciosa dos colegas brasileiros, acho que se as questões forem mais especificamente dirigidas a uma ou outra variante da língua poderão obter-se resultados mais precisos.

I. Fernandes


 
Silvia Borges
Silvia Borges
United States
Local time: 02:55
Português (Portugal) Português (Brasil) Feb 12, 2002

Embora novata neste \"plenário\" concordo com seu posicionamento. Não creio que o mesmo venha a representar algo além do óbvio. Existem diferenças sim e poderiam se tornar prejudiciais num trabalho de tradução que exija a fluência no país originário. Acho que o site proZ.com poderia sim distinguir, mas que isto não se tornasse um empecilho de ambas partes participarem de um debate, quando assim desejarem, e como estes debates são bons! Portanto concordo com você Gabriela.
... See more
Embora novata neste \"plenário\" concordo com seu posicionamento. Não creio que o mesmo venha a representar algo além do óbvio. Existem diferenças sim e poderiam se tornar prejudiciais num trabalho de tradução que exija a fluência no país originário. Acho que o site proZ.com poderia sim distinguir, mas que isto não se tornasse um empecilho de ambas partes participarem de um debate, quando assim desejarem, e como estes debates são bons! Portanto concordo com você Gabriela.

Silvia S. (brasileira)
Collapse


 
Jorge Freire
Jorge Freire  Identity Verified
Local time: 07:55
English to Portuguese
+ ...
Português de Portugal e Português do Brasil Feb 12, 2002

Concordo inteiramente com a Gabriela. Acho que nas perguntas se deve indicar qual das versões de português se pretende. Embora em alguns casos as ajudas possam servir aos dois lados do Atlântico, já tenho notado algumas \"guerras\" de termos e mesmo teimas, como o caso de VAT em que foi escolhido, salvo erro, o brasileiro C.P.F.

Acontece que às vezes as pessoas esquecem que certas designações, nomeadamente do Reino Unido, são específicas da União Europeia e aí deveríam resp
... See more
Concordo inteiramente com a Gabriela. Acho que nas perguntas se deve indicar qual das versões de português se pretende. Embora em alguns casos as ajudas possam servir aos dois lados do Atlântico, já tenho notado algumas \"guerras\" de termos e mesmo teimas, como o caso de VAT em que foi escolhido, salvo erro, o brasileiro C.P.F.

Acontece que às vezes as pessoas esquecem que certas designações, nomeadamente do Reino Unido, são específicas da União Europeia e aí deveríam respeitar o seu verdadeiro significado e não o seu equivalente.

Também comcordo com a Gabriela na prestimosa colaboração que temos recebidos dos tradutores do Brasil. Não tenho nenhuma animosidade bairrista. A minha Mãe era brasileira e conheço o Brasil de norte a sul, país de que gosto muito e está também nas minhas raízes.
[addsig]
Collapse


 
Adriana Caraccio Morgan, Dip Trans IOL
Adriana Caraccio Morgan, Dip Trans IOL  Identity Verified
Brazil
Local time: 03:55
English to Portuguese
+ ...
Concordo! Feb 13, 2002

Oi, Gabriela, concordo com você. É frustrante muitas vezes entrar em contato com um possível cliente e o Português desejado ser o Português Europeu, e não o Brasileiro - ou vice e versa.



Tudo de bom,

Adriana

Santos - SP - Brasil





 
Maria Eugenia Farre
Maria Eugenia Farre  Identity Verified
Brazil
Local time: 03:55
English to Portuguese
+ ...
diferenças sim...porém... Feb 13, 2002

Oi Gabriela e Adriana,



Eu acho que a tendência no ProZ.com é não diferenciar \"origens linguísticas\". Por exemplo, que eu saiba não existe uma comunidade para espanhol falado no México ou em Cuba. Ou mesmo EN_uk e EN_us.



Não sei se vale a pena. Eu adoro ver as respostas dos portugueses porque me dá aquele clique: olha aquela palavra que eu nunca usaria mas cai tão bem.



Apenas uma opinião.



Abrs,
<
... See more
Oi Gabriela e Adriana,



Eu acho que a tendência no ProZ.com é não diferenciar \"origens linguísticas\". Por exemplo, que eu saiba não existe uma comunidade para espanhol falado no México ou em Cuba. Ou mesmo EN_uk e EN_us.



Não sei se vale a pena. Eu adoro ver as respostas dos portugueses porque me dá aquele clique: olha aquela palavra que eu nunca usaria mas cai tão bem.



Apenas uma opinião.



Abrs,

ME



[ This Message was edited by: on 2002-02-13 04:17 ]
Collapse


 
Giovanna Lester
Giovanna Lester  Identity Verified
United States
Local time: 02:55
Portuguese to English
+ ...
Ajudaria, sim. Feb 13, 2002

Sempre que peço ajuda ou tenho um trabalho para repartir explico ser PtBr ou PT ou EnUs ou EN. As diferenças entre os idiomas irmãos são grandes o bastante para criar dificuldades de compreensão e estranheza na leitura e no ouvir.



Não vejo necessidade de criar comunidades/fóruns à parte, porém concordo com a Gabriela que é necessário identificar de onde vem o trem.



Acho exagerada a reação dos colegas portugueses: sua participação seria mu
... See more
Sempre que peço ajuda ou tenho um trabalho para repartir explico ser PtBr ou PT ou EnUs ou EN. As diferenças entre os idiomas irmãos são grandes o bastante para criar dificuldades de compreensão e estranheza na leitura e no ouvir.



Não vejo necessidade de criar comunidades/fóruns à parte, porém concordo com a Gabriela que é necessário identificar de onde vem o trem.



Acho exagerada a reação dos colegas portugueses: sua participação seria muito bem-vinda e aposto que faz falta.



Gio
Collapse


 
Gabriela Frazao
Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Local time: 07:55
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Feb 13, 2002

Quote:


On 2002-02-13 03:59, Lester wrote:

Sempre que peço ajuda ou tenho um trabalho para repartir explico ser PtBr ou PT ou EnUs ou EN. As diferenças entre os idiomas irmãos são grandes o bastante para criar dificuldades de compreensão e estranheza na leitura e no ouvir.



Não vejo necessidade de criar comunidades/fóruns à parte, porém concordo com a Gabriela que é necessário identificar de onde vem o... See more
Quote:


On 2002-02-13 03:59, Lester wrote:

Sempre que peço ajuda ou tenho um trabalho para repartir explico ser PtBr ou PT ou EnUs ou EN. As diferenças entre os idiomas irmãos são grandes o bastante para criar dificuldades de compreensão e estranheza na leitura e no ouvir.



Não vejo necessidade de criar comunidades/fóruns à parte, porém concordo com a Gabriela que é necessário identificar de onde vem o trem.



Acho exagerada a reação dos colegas portugueses: sua participação seria muito bem-vinda e aposto que faz falta.



Gio



Creia que não existe qualquer reacção exagerada por parte dos colegas portugueses, e a participação de colegas brasileiros será sempre muito bem-vinda.
[addsig] ▲ Collapse


 
Vasco Veloso
Vasco Veloso
Portugal
Local time: 07:55
English to Portuguese
+ ...
Feb 13, 2002

Eu considero realmente indispensável a diferenciação entre o Português do Brasil e de Portugal, não só na oferta de trabalhos de tradução como também nos pedidos de ajuda.



Das duas uma: ou os colegas e clientes têm a disciplina de especificar a variante pretendida ou é o Proz.com a obrigar a isso.



Entre outros inconvenientes, isto evita termos colegas brasileiros a discordarem de colegas portugueses - e vice versa - quando ambos estão correct
... See more
Eu considero realmente indispensável a diferenciação entre o Português do Brasil e de Portugal, não só na oferta de trabalhos de tradução como também nos pedidos de ajuda.



Das duas uma: ou os colegas e clientes têm a disciplina de especificar a variante pretendida ou é o Proz.com a obrigar a isso.



Entre outros inconvenientes, isto evita termos colegas brasileiros a discordarem de colegas portugueses - e vice versa - quando ambos estão correctos, mas em contextos linguísticos diferentes.



Também evita que apresentemos candidaturas a trabalhos cuja língua de destino não é aquela que dominamos.



Parece-me que estamos todos de acordo em como é necessário definir exactamente o que se pretende... Resta saber como.



Um abraço,

Vasco Veloso



PS: Esta é a realidade do Português... Desconheço o que se passa quanto ao Espanhol ou ao Inglês.
Collapse


 
Armando A. Cottim
Armando A. Cottim  Identity Verified
Portugal
Local time: 07:55
English to Portuguese
+ ...
Mas em castelhano é diferente Feb 13, 2002

A escrita, em castelhano, está padronizada e todos escrevem igual, apesar das diferenças de terminologia.

Atenção que o Português tem esse detalhe de os acordos ortográficos serem basicamente para ir para o \"lixo\".

Cumprimentos a todos


 
Ornelas (X)
Ornelas (X)
French to Portuguese
+ ...
Concordo Feb 13, 2002

Concordo Consigo Gabriela



Porque por vezes a pessoa que envia o pedido de tradução, não sabe a diferença entre ô Português de Portugal e o Português do Brasil.



Também tenho comentado com vários tradutores e também têm a mesma opinião. Não quero também magoar ninguém, mas penso que se não formos nós (tradutores) a marcar as diferenças entre as línguas deixará de haver (neste caso) tradutores Portugueses e só tradutores Brasileiros. Ta
... See more
Concordo Consigo Gabriela



Porque por vezes a pessoa que envia o pedido de tradução, não sabe a diferença entre ô Português de Portugal e o Português do Brasil.



Também tenho comentado com vários tradutores e também têm a mesma opinião. Não quero também magoar ninguém, mas penso que se não formos nós (tradutores) a marcar as diferenças entre as línguas deixará de haver (neste caso) tradutores Portugueses e só tradutores Brasileiros. Também podemos pensar no caso dos Americanos e dos Ingleses.



Cumprimentos

Alexandrina Ornelas
[addsig]
Collapse


 
Antonio Costa (X)
Antonio Costa (X)
English to Portuguese
+ ...
Boa idéia! Feb 13, 2002

Ainda hoje (12/2) uma colega de Portugual colocou, neste site, uma dezena de termos sobre informática. Parei no segundo porque vi que se tratava de português de Portugal. As diferenças, como você muito bem as definiu, \"são abissais\". A terminologia automotiva é um bom exemplo de termos tão comuns num veículo e que mãe e filha chamam de nomes tão \"abissalmente\" diferentes.

O problema é muito mais de praticidade e de se evitar peda de tempo. Quem precisa de português do
... See more
Ainda hoje (12/2) uma colega de Portugual colocou, neste site, uma dezena de termos sobre informática. Parei no segundo porque vi que se tratava de português de Portugal. As diferenças, como você muito bem as definiu, \"são abissais\". A terminologia automotiva é um bom exemplo de termos tão comuns num veículo e que mãe e filha chamam de nomes tão \"abissalmente\" diferentes.

O problema é muito mais de praticidade e de se evitar peda de tempo. Quem precisa de português do Brasil não vai querer o de Portugal e vice-versa. Uma sugestão seria adicionar-se à palavra português as siglas pt-pt (português de Portugal) e pt-br (português do Brasil)ou qualquer outra distinção.



Um abraço.
Collapse


 
Mafalda d'Orey de Faria
Mafalda d'Orey de Faria  Identity Verified
Portugal
Local time: 07:55
English to Portuguese
+ ...
Portuguese - European or Brasilian Feb 13, 2002

Só uma pequena achega: só o facto de adicionar as siglas (pt ou br) poupariam muito tempo a todos!

Espero que seja implementado.

Gabriela,um abraço e parabéns pela coragem de colocar o problema.

Mafalda
[addsig]


 
Mafalda d'Orey de Faria
Mafalda d'Orey de Faria  Identity Verified
Portugal
Local time: 07:55
English to Portuguese
+ ...
Portuguese - European or Brasilian Feb 13, 2002

Só uma pequena achega: só o facto de adicionar as siglas (pt ou br) pouparia muito tempo a todos!

Espero que seja implementado.

Gabriela,um abraço e parabéns pela coragem de colocar o problema.

Mafalda
[addsig]


 
Jorge Andor
Jorge Andor  Identity Verified
Local time: 03:55
English to Portuguese
+ ...
Aceito tudo aquilo que puder ser prático, útil e que facilite a nossa vida. Feb 13, 2002

A sugestão da colega de Portugal: \" Sugiro e coloco à discussão dos colegas, o seguinte: não seria útil que o ProZ desse a hipótese de escolher - discriminando o português (Portugal) ou Português (Brasil)?



Tenho cá comigo que essa é uma boa sugestão.

Se puder evitar uma possível perda de tempo, melhor.

Jorge Andor


 
Pages in topic:   [1 2 3 4] >


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Português de Portugal e do Brasil






Protemos translation business management system
Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!

The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.

More info »
Trados Business Manager Lite
Create customer quotes and invoices from within Trados Studio

Trados Business Manager Lite helps to simplify and speed up some of the daily tasks, such as invoicing and reporting, associated with running your freelance translation business.

More info »