Recibos Verdes/Acto único - Empresas Estrangeiras
Thread poster: Ana Honrado
Ana Honrado
Ana Honrado
Portugal
Local time: 12:57
English to Portuguese
+ ...
Sep 29, 2013

Boa noite a todos

Esta é a minha primeira vez no fórum uma vez que estou a iniciar-me neste mundo de clientes estrangeiros, tenho algumas questões, apesar de ter lido já alguns posts antigos de outros colegas, mas gostaria de repor as perguntas e quiçá postar novas.

Ora vejamos:

1- Não tenho de momento actividade aberta, portanto e para já tenho duas opções, opção 1) terminar este trabalho, esperar até Dezembro para ver se a empresa em questão
... See more
Boa noite a todos

Esta é a minha primeira vez no fórum uma vez que estou a iniciar-me neste mundo de clientes estrangeiros, tenho algumas questões, apesar de ter lido já alguns posts antigos de outros colegas, mas gostaria de repor as perguntas e quiçá postar novas.

Ora vejamos:

1- Não tenho de momento actividade aberta, portanto e para já tenho duas opções, opção 1) terminar este trabalho, esperar até Dezembro para ver se a empresa em questão me dá mais trabalho e passar um acto único com o valor total dos serviços prestados à empresa ou b) abrir actividade e passar um recibo, o que vos parece mais viável?

2 - No caso dos recibos verdes, que, mais tarde ou mais cedo, terei de reabrir, uma vez que pretendo não me ficar apenas por este único cliente estrangeiro, como passo os recibos? IVA e IRS (tenho sempre de contar com os 124€ para a S.S correcto?) e para as Finanças? Já não me encontro no primeiro ano de isenção, aplica-se a regra de se não atingir o valor X anual não pago contribuição ás finanças?

Outra coisa, de momento estou desempregada, no entanto pretendo para além de trabalhar como freelancer, que é a minha área, para a qual estudei etc. arranjar um part-time, assim sendo e como trabalho por conta d'outrém não sou obrigada a descontar os 124€ para a S.S certo? Uma vez que já desconto por conta da minha entidade patronal!!!

3- Como funciona depois na altura de meter o IRS? Existe alguma situação para pessoas que trabalhem como freelancer para o estrangeiro, mas residam em Portugal?

Agradeço imenso a vossa ajuda e peço-vos desde já desculpa por ser mais um post sobre recibos verdes, sobre os quais já devem estar cansados de responder!!!

Ahhh, última questão, relativamente ao paypal, para os mais conhecedores, uma vez que também nisso sou novata.

1- Criei a minha conta mas o paypal não aceita o meu cartão, liguei para o banco que me informou que o cartão que possuo não é aceite pelo paypal e que deveria então arranjar uma solução, tipo travelcard ou mbnet. Consegui no entanto inserir a minha conta bancária, consigo mesmo assim receber dinheiro e transferi-lo para a minha conta ou tenho obrigatoriamente de ter um cartão associado?

2- Li algures que se não temos um cartão associado, poderemos nunca conseguir ver o nosso saldo, alguém sabe algo a respeito?

Obrigado e boas traduções
Collapse


 
Ana Honrado
Ana Honrado
Portugal
Local time: 12:57
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Complemento Sep 30, 2013

Bem... começo a ficar preocupada, 38 visualizações e nenhuma resposta?!

Aproveito para focar que a empresa em questão é fora da UE e que a questão do paypal está resolvida.

Aguardo vossas respostas, obrigado.


 
Cristina Pereira
Cristina Pereira  Identity Verified
Local time: 12:57
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Alguma ajuda, espero Oct 2, 2013

Boa tarde,

Não consigo responder a tudo e estou com pouco tempo livre, mas vou tentar ajudar um pouco.

1 - Tendo em conta que já estamos em Outubro, parece-me preferível passar um acto único se tiver essa possibilidade (um só cliente). Se abrir actividade terá de pagar também a SS correspondente por mês. Mais vale abrir actividade quando tiver mais clientes/trabalho.

2 - E melhor consultar as Finanças. A linha de informação deles é mais fiável
... See more
Boa tarde,

Não consigo responder a tudo e estou com pouco tempo livre, mas vou tentar ajudar um pouco.

1 - Tendo em conta que já estamos em Outubro, parece-me preferível passar um acto único se tiver essa possibilidade (um só cliente). Se abrir actividade terá de pagar também a SS correspondente por mês. Mais vale abrir actividade quando tiver mais clientes/trabalho.

2 - E melhor consultar as Finanças. A linha de informação deles é mais fiável do que os balcões físicos. De qualquer forma só cobra IVA depois de ultrapassar os 10.000 euros de facturação. O IRS depende do escalão de rendimentos, assim como a SS. No caso de clientes estrangeiros, não pode fazer retenção na fonte no recibo. E, sim, no caso de estar contratada e trabalhar por conta de outrem não tem de pagar a SS mensalmente.

3 - Funciona normalmente. Apresenta a facturação anual preenchendo o anexo B (trabalho independente) com o seu valor de vendas.

Espero ter ajudado um pouco. E quanto ao Paypal, tenho mas não gosto, pois cobra comissões exorbitantes!

Bom trabalho,

Cristina
Collapse


 
Ana Honrado
Ana Honrado
Portugal
Local time: 12:57
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigado Oct 2, 2013

Obrigado pela ajuda Cristina!!!

O payal cobra taxas exorbitantes? A sério???
Então para uma transferência em US Dollars para além da taxa dos 3,5% que eles cobram pela conversão Dólar/EUR, ainda cobram mais alguma taxa?


 
José Henrique Lamensdorf
José Henrique Lamensdorf  Identity Verified
Brazil
Local time: 08:57
English to Portuguese
+ ...
In memoriam
PayPal no Brasil Oct 3, 2013

APCH wrote:

Obrigado pela ajuda Cristina!!!

O payal cobra taxas exorbitantes? A sério???
Então para uma transferência em US Dollars para além da taxa dos 3,5% que eles cobram pela conversão Dólar/EUR, ainda cobram mais alguma taxa?


APCH,

Não saberia dizer como é em Portugal, mas o PayPal tem uma operação no Brasil.

Aqui descontam 6.5% de taxas, e convertem a moeda, se for solicitado, a uma taxa de câmbio 3,5% inferior à do mercado.

Por exemplo, se um cliente me envia USD 1.000 pelo PayPal, minha conta é creditada com USD 1.000 - 6,5% = USD 935,00 (que posso gastar online, em USD mesmo).

Se eu quiser que eles convertam isso em BRL e a taxa de câmbio estiver em USD 1,000 = BRL 2,073, usarão BRL 2,00, portanto depositarão USD 935 = BRL 1.870 na minha conta.

Comparando:
O cliente pagou USD 1.000 x R$ 2,073 = BRL 2.073,00
Recebi BRL 1.870,00 ou seja, 10% a menos.

Não fosse o bastante, se o cliente paga com um tal de eCheck, levam de 3 a 5 dias úteis (nos EUA) para creditar na conta lá. Depois de creditado, leva de 3 a 5 dias úteis (no Brasil) para creditarem na minha conta bancária no Brasil (onde o sistema bancário é rapidíssimo).

Resumindo, no Brasil, pelo PayPal recebe-se 10% a menos, e algo entre 3 dias úteis e 2 semanas mais tarde.


 
Cristina Pereira
Cristina Pereira  Identity Verified
Local time: 12:57
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
PayPall Oct 3, 2013

Bom, no meu caso cada pagamento tem uma comissão de 4% (provavelmente já com tudo incluído). Se para valores pequenos não faz grande diferença, quando os montantes são mais significativos é uma grande frustração. Neste caso prefiro a opção do eCheck, apesar de ser mais demorada, como diz o José Henrique. Pelo menos a comissão é menor. Mas mesmo esta foi aumentada de há uns tempos para cá e os clientes dizem-me que nem sempre a opção aparece como podendo ser usada. Acho que há ... See more
Bom, no meu caso cada pagamento tem uma comissão de 4% (provavelmente já com tudo incluído). Se para valores pequenos não faz grande diferença, quando os montantes são mais significativos é uma grande frustração. Neste caso prefiro a opção do eCheck, apesar de ser mais demorada, como diz o José Henrique. Pelo menos a comissão é menor. Mas mesmo esta foi aumentada de há uns tempos para cá e os clientes dizem-me que nem sempre a opção aparece como podendo ser usada. Acho que há "muitas letrinhas pequeninas" na utilização do PayPal, mas infelizmente é praticamente um pré-requisito ter lá uma conta.

Cristina
Collapse


 
Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida  Identity Verified
Portugal
Local time: 12:57
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Pré-requisito? Oct 3, 2013

CristinaPereira wrote:

Acho que há "muitas letrinhas pequeninas" na utilização do PayPal, mas infelizmente é praticamente um pré-requisito ter lá uma conta.

Cristina


Trabalho como tradutora freelance a tempo inteiro há cerca de 20 anos, depois de 15 a tempo parcial e nunca tive uma conta PayPal...


 
Cristina Pereira
Cristina Pereira  Identity Verified
Local time: 12:57
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
@ Teresa Borges Oct 3, 2013

Por isso eu disse "praticamente", sei que nem toda a gente tem, mas muitos clientes o exigem, principalmente de fora da Europa. Claro que é questão de aceitar ou não. Além de que também permite a utilização inversa (fazer compras).

Cristina


 
Maria Teresa Borges de Almeida
Maria Teresa Borges de Almeida  Identity Verified
Portugal
Local time: 12:57
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Tem toda a razão, Cristina Oct 3, 2013

CristinaPereira wrote:

Por isso eu disse "praticamente", sei que nem toda a gente tem, mas muitos clientes o exigem, principalmente de fora da Europa. Claro que é questão de aceitar ou não. Além de que também permite a utilização inversa (fazer compras).

Cristina


O "pré-requisito" saltou de tal maneira à minha vista que nem vi o "praticamente"... Seja como for e como já tinha dito, nunca utilizei o PayPal e não me lembro de alguma vez ter sido preterida por causa disso. Nas compras via Net prefiro usar o cartão de crédito.


 
BelaPinta (X)
BelaPinta (X)
Switzerland
Local time: 13:57
Portuguese to French
+ ...
E a segurança,ninguém fala!!!!! Oct 4, 2013

APCH wrote:

Obrigado pela ajuda Cristina!!!

O payal cobra taxas exorbitantes? A sério???

Bom dia
Sim e não só......Questão de segurança..................atenção.

O paypal transmite os seus dados a outros organismos..

Paypal comunica informações pessoais de seus usuários (nome, endereço de e-mail, número de telefone, ...) com as empresas de publicidade, tais como Facebook, Mediaplex ou Criteo.


Ora o Facebook é um verdadeiro passador,com buracos extremamente grandes.
N o mês de junho vejam o que aconteceu:

Facebook comunica informações por engano 6 milhões de usuários

A rede social disse estar "irritado e envergonhado" por este erro, relacionado a uma falha do software. Os números de telefone e endereços de e-mail foram trocados.
Esta partilha não intencional pode ocorrer quando um usuário do Facebook quis configurado para gravar um arquivo de sua conta no Facebook através da ferramenta de rede Baixe suas Informações (DYI), explicou Facebook. Esta falha pode permitir que "algumas informações de contacto de uma pessoa (o endereço de e-mail ou número de telefone) tornaram-se acessíveis a pessoas que ou tinha informações sobre ele ou conexões de contacto com ele", diz Facebook . "Eles podem ter recebido mais endereços de email ou números de seus contactos ou pessoas de telefone com o qual eles têm conexões", na rede. "Conclui-se que os números de telefone e endereços de e-mail de cerca de 6 milhões de usuários do Facebook foram compartilhados", diz ele.


Precisam fazer atenção e configurar corretamente vossas contas no paypal e no Facebook.
Modificar os vossos passwords, de tempos a tempos (1 x por mês) de tudo o que se refere a "transações monetárias".

BelaPinta


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Recibos Verdes/Acto único - Empresas Estrangeiras






CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »
Trados Business Manager Lite
Create customer quotes and invoices from within Trados Studio

Trados Business Manager Lite helps to simplify and speed up some of the daily tasks, such as invoicing and reporting, associated with running your freelance translation business.

More info »