O valor fiscal da fatura/invoice criada no Proz
Thread poster: Adriana Pequeno
Adriana Pequeno
Adriana Pequeno
Portugal
Local time: 11:38
Spanish to Portuguese
+ ...
Mar 7, 2014

Boa tarde colegas!

Reparei que posso criar as minhas faturas numa ferramenta aqui no Proz. Estive a ler como se criavam e surgiu-me uma dúvida sobre o valor fiscal. Pesquisei nas perguntas frequentes e não fiquei esclarecida.
A dúvida é a seguinte:
Estas faturas têm valor fiscal? São equivalentes à e-fatura? Posso só passar estas faturas?

Agradeço a vossa ajuda


 
Fatima Noronha
Fatima Noronha  Identity Verified
Portugal
Local time: 11:38
Member (2012)
English to Portuguese
+ ...
Boa pergunta... Jun 12, 2014

Boa pergunta mas acho que não Adriana...As faturas, em Portugal, têm que ser emitidas por programas certificados pelas Finanças. Só assim podem ser usadas. Duvido que as faturas do Pro-z cumpram essa exigência.

Mas também gostava que alguém confirmasse...


 
Fatima Noronha
Fatima Noronha  Identity Verified
Portugal
Local time: 11:38
Member (2012)
English to Portuguese
+ ...
Valor fiscal das faturas do ProZ Jun 29, 2014

Cara Adriana

Confirmei esta questão com o meu técnico de contas e, de facto, as faturas do ProZ não cumprem as exigências atuais da lei portuguesa. Atualmente em Portugal as faturas têm que obedecer aos seguintes critérios:
- faturas eletrónicas emitidas diretamente através da sua área pessoal no site do Ministério das Finanças (o chamado "recibo verde"), ou
- faturas eletrónicas emitidas através de um programa de faturação devidamente certificado pelo Min
... See more
Cara Adriana

Confirmei esta questão com o meu técnico de contas e, de facto, as faturas do ProZ não cumprem as exigências atuais da lei portuguesa. Atualmente em Portugal as faturas têm que obedecer aos seguintes critérios:
- faturas eletrónicas emitidas diretamente através da sua área pessoal no site do Ministério das Finanças (o chamado "recibo verde"), ou
- faturas eletrónicas emitidas através de um programa de faturação devidamente certificado pelo Ministério das Finanças; estes programas geram os tais ficheiros SAFT que todos os meses são enviados (de forma automática) para as Finanças

e finalmente...

- faturas manuais, impressas por uma tipografia reconhecida pelo Ministério das Finanças; nesta última modalidade deverá informar as finanças, introduzindo os dados constantes das mesmas na sua área pessoal do site das Finanças

Desta forma, dado que o ProZ não cumpre nenhum destas condições, infelizmente, as faturas por aqui emitidas não têm valor legal nenhum.

Eu tenho usado as faturas do ProZ e toda a área de trabalho correspondente apenas a nível pessoal, como forma de controle de pagamentos e para manter a minha gestão de clientes organizada. Oficialmente uso os recibos verdes eletrónicos uma vez que os programas de faturação são caros, sujeitos a atualizações e muitas vezes demasiado complicados e pesados para o que eu preciso.

Foi assim que me explicou quem sabe disto mais que eu.

Espero ter ajudado
Collapse


Joana Neves
 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

O valor fiscal da fatura/invoice criada no Proz






CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »
Trados Business Manager Lite
Create customer quotes and invoices from within Trados Studio

Trados Business Manager Lite helps to simplify and speed up some of the daily tasks, such as invoicing and reporting, associated with running your freelance translation business.

More info »