Emissão de recibos extracomunitários
Thread poster: Sandra Rodrigues
Sandra Rodrigues
Sandra Rodrigues
Portugal
Local time: 19:20
Member (2021)
English to Portuguese
+ ...
Aug 16, 2022

Caros colegas tradutores,
Estou-me a deparar pela primeira vez com a necessidade de emitir um recibo para uma empresa de um país fora da UE e em que me pedem um recibo onde discrimine o número e preço por palavra. Como isto não me parece corresponder a um recibo verde normal para empresas comunitárias e já me disseram no passado que se trata de uma situação mais complicada, além de que a empresa me diz que não pode fornecer um template porque cada tradutor português tem o seu te
... See more
Caros colegas tradutores,
Estou-me a deparar pela primeira vez com a necessidade de emitir um recibo para uma empresa de um país fora da UE e em que me pedem um recibo onde discrimine o número e preço por palavra. Como isto não me parece corresponder a um recibo verde normal para empresas comunitárias e já me disseram no passado que se trata de uma situação mais complicada, além de que a empresa me diz que não pode fornecer um template porque cada tradutor português tem o seu template (???), será que alguém com esta experiência me consegue dar alguma informação ou sugerir o que fazer?
Muito obrigada desde já!
Collapse


 
expressisverbis
expressisverbis
Portugal
Local time: 19:20
Member (2015)
English to Portuguese
+ ...
Um recibo? Aug 16, 2022

Não será antes uma fatura pro forma, mapa de controlo de projetos, ou um documento onde discrimine os trabalhos e o anexe ao seu recibo verde no momento de enviar isso à contabilidade da agência de tradução?

Philippe Locquet
 
Sandra Rodrigues
Sandra Rodrigues
Portugal
Local time: 19:20
Member (2021)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Fatura- recibo Aug 16, 2022

expressisverbis, também é o que me parece, pois um recibo verde nessas condições não faz sentido. De qualquer forma a minha grande questão é o que terei que fazer de diferente num recibo verde para fora da UE que não faça num recibo cá dentro (por exemplo plataforma VIES...). Tem experiência de passar recibos verdes para fora da UE?

 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 19:20
French to Portuguese
+ ...
Factura-recibo Aug 16, 2022

Olá Sandra,

A todos os clientes envio uma factura pro-forma em Word ou PDF conforme solicitarem ou preencho directamente a factura no site deles.

Quando recebo o valor passo então o recibo no site das Finanças e nunca envio o recibo ao cliente (tive um que até os rasgava ao receber).

A emissão do recibo é igual. Nome do cliente, nº de contribuinte (ou TAX number), etc. Pelo menos preencho assim e nunca tive chatices com nenhum recibo. Já preenchi pa
... See more
Olá Sandra,

A todos os clientes envio uma factura pro-forma em Word ou PDF conforme solicitarem ou preencho directamente a factura no site deles.

Quando recebo o valor passo então o recibo no site das Finanças e nunca envio o recibo ao cliente (tive um que até os rasgava ao receber).

A emissão do recibo é igual. Nome do cliente, nº de contribuinte (ou TAX number), etc. Pelo menos preencho assim e nunca tive chatices com nenhum recibo. Já preenchi para a Suíça, Canadá e EUA.
Collapse


expressisverbis
Uta Schulz
 
Sandra Rodrigues
Sandra Rodrigues
Portugal
Local time: 19:20
Member (2021)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Fatura-Recibo Aug 16, 2022

Ivana,

Esclarecidíssimo! Muito obrigada!


 
expressisverbis
expressisverbis
Portugal
Local time: 19:20
Member (2015)
English to Portuguese
+ ...
Sandra Aug 16, 2022

Sandra Rodrigues wrote:

expressisverbis, também é o que me parece, pois um recibo verde nessas condições não faz sentido. De qualquer forma a minha grande questão é o que terei que fazer de diferente num recibo verde para fora da UE que não faça num recibo cá dentro (por exemplo plataforma VIES...). Tem experiência de passar recibos verdes para fora da UE?


Já emiti recibos verdes no passado, mas depois constituí empresa.
Procedia tal como a Ivana. Enviava uma fatura pro forma e depois passava o recibo verde contra o pagamento e nunca houve qualquer problema.
Acho que se fizer assim, também vai tudo correr bem!


 
Sandra Rodrigues
Sandra Rodrigues
Portugal
Local time: 19:20
Member (2021)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Thank you all! Aug 16, 2022

Obrigada pela confirmação, expressisverbis!

expressisverbis
 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Emissão de recibos extracomunitários






TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »
Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »