Esbozo.
Thread poster: Williamson
Williamson
Williamson  Identity Verified
United Kingdom
Local time: 18:46
Flemish to English
+ ...
Dec 27, 2006

Disculpe de pregutarlo en español: Existe algo en portugués como "el esbozo de la lengua portuguesa"?

 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:46
French to Portuguese
+ ...
"esboço da língua portuguesa" Dec 27, 2006

Pode dizer-se. Não está errado, mas há que ver o contexto em primeiro lugar pois não é uma frase comum.

 
Williamson
Williamson  Identity Verified
United Kingdom
Local time: 18:46
Flemish to English
+ ...
TOPIC STARTER
ESBOZO DE UNA NUEVA GRAMATICA DE LA LENGUA ESPAÑOLA Dec 27, 2006

La obra estandar de gramática de la lengua castellana es "ESBOZO DE UNA NUEVA GRAMATICA DE LA LENGUA ESPAÑOLA
de REAL ACADEMIA ESPAÑOLA

ESPASA-CALPE, S.A.

Lengua: CASTELLANO

Encuadernación: Rustica

ISBN: 8423947599".
Mi pregunta era: "Existe también una obra similar, pero para la lengua portuguesa"? y no si se puede decir sí o no esta frase.


 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:46
French to Portuguese
+ ...
O que encontrei nas minhas pesquisas Dec 27, 2006

Na minha opinião, não ficaria descabido dizer-se "esboço de uma gramática" ou alkgo do género, mas fui pesquisar.

Desconhecia, mas de acordo com as pesquisas que efectuei existem títulos de gramática semelhantes ao do espanhol. Ficam algumas referências.

Podera encontrar mais exemplos fazendo no google "esboço" - "gramática":

LOPES, O., Gramática Simbólica do Português (um esboç
... See more
Na minha opinião, não ficaria descabido dizer-se "esboço de uma gramática" ou alkgo do género, mas fui pesquisar.

Desconhecia, mas de acordo com as pesquisas que efectuei existem títulos de gramática semelhantes ao do espanhol. Ficam algumas referências.

Podera encontrar mais exemplos fazendo no google "esboço" - "gramática":

LOPES, O., Gramática Simbólica do Português (um esboço), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª edição, 1972.
LOPES, O., Gramática Simbólica do Português (um esboço), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª edição, 1972. MATEUS, M. H. et al., Gramática da Língua ...
sigarra.up.pt/flup/disciplinas_geral.FormView?P_CAD_CODIGO=CI009&P_ANO_LECTIVO=2006/2007&P_PERIODO=2S - 19k

Jürgen Lang, "Breve esboço da gramática do crioulo da Ilha de Santiago (Cabo Verde)", 228. André Maria dos Reis Santos, "O Tratado Breve dos Rios da Guiné ...
www.portcenter.ucsb.edu/publications/SBPS/vol5.htm
Collapse


 
Valérie Oliveira (X)
Valérie Oliveira (X)  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:46
French to Portuguese
+ ...
Breve gramática do português contemporâneo Dec 27, 2006

Penso que algo como uma gramática "breve" da língua portuguesa poderá ser equivalente ao que chama "esbozo de la lengua portuguesa", sendo esta uma gramática não muito exaustiva.

Segue então uma sugestão :

CUNHA, Celso, LINDLEY CINTRA, Luís (1998), Breve Gramática do Português Contemporâneo, 11.ª ed., Lisboa: Edições Sá da Costa.

Esta gramática é do ano 1998, talvez haja uma versão mais recente mas não sei. Terá de confirmar.

... See more
Penso que algo como uma gramática "breve" da língua portuguesa poderá ser equivalente ao que chama "esbozo de la lengua portuguesa", sendo esta uma gramática não muito exaustiva.

Segue então uma sugestão :

CUNHA, Celso, LINDLEY CINTRA, Luís (1998), Breve Gramática do Português Contemporâneo, 11.ª ed., Lisboa: Edições Sá da Costa.

Esta gramática é do ano 1998, talvez haja uma versão mais recente mas não sei. Terá de confirmar.

Estes autores publicaram diversas gramáticas e pelo que sei são as "melhorzinhas" que se encontram no nosso mercado. Pelo menos foi a indicação que me deram na Universidade, e até nos "obrigaram" a comprar a Nova Gramática do Português Contemporãneo. Comprei e não estou nada arrependida.

Espero ter ajudado.

Aproveito para desejar um óptimo Ano 2007!

Val

[Edited at 2006-12-27 17:07]
Collapse


 
Williamson
Williamson  Identity Verified
United Kingdom
Local time: 18:46
Flemish to English
+ ...
TOPIC STARTER
Ejercicios? Dec 28, 2006

Muchas gracias. También existen libros con listas de conjugación y libros de ejercicios de gramática?

 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:46
French to Portuguese
+ ...
conjugações e exercícios Dec 28, 2006

Williamson,

Existem vários livros de exercícios de gramática portuguesa (tenho vários dos meus tempos de professora). Quanto às conjugações, vêm normalmente integradas em gramáticas, mas não quer dizer que não exista; simplesmente não conheço.

Poderá fazer uma pesquisa no google por "conjugações" - "verbos" - "português" e ver o que aparece.

Pode também pesquisar em sites de livros escolares como a Areal Editores ou a Porto Editora.


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Esbozo.






Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »
Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »